top of page

Entendendo o Ciclo de Krebs

  • Foto do escritor: Fundamentos do Metabolismo
    Fundamentos do Metabolismo
  • 18 de fev.
  • 2 min de leitura

Representação do Ciclo de Krebs
Representação do Ciclo de Krebs

Para que o organismo consiga extrair a energia armazenada nos nutrientes, estes devem passar pelo processo de oxidação. Em essência, neste processo os nutrientes são desmontados. A oxidação da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos-graxos, portanto, é sinônimo de sua desmontagem. Você está lembrado que essas moléculas são formadas por átomos, como carbono, oxigênio, hidrogênio?


No processo de oxidação, os átomos de hidrogênio são retirados das moléculas, levando junto seus elétrons (lembre que o hidrogênio possui um elétron e um próton). A oxidação dos nutrientes pode acontecer fora das mitocôndrias ou dentro delas. Quando ocorre fora, chamamos o metabolismo de anaeróbio. É o caso da via glicolítica. Quando o oxidação ocorre dentro das mitocôndrias, o metabolismo é aeróbio.


Cada nutriente segue um caminho específico até sua chegada na mitocôndria. A glicose, por exemplo, é transformada em piruvato, que depois de entrar na mitocôndria é convertido em acetil-CoA. Os ácidos-graxos passam por um processo denominado beta-oxidação, dentro das mitocôndrias, e são convertidos em acetil-CoA. Os aminoácidos passam pelos processos de transaminação ou desaminação (retirada do nitrogênio), e então são convertidos em piruvato, acetil-CoA, ou algum outro intermediário (molécula que faz parte) do Ciclo de Krebs.


Notou algo em comum? Pois é, o acetil-CoA funciona como um grande hub metabólico. Quase todas as moléculas energéticas serão convertidas em acetil-CoA em alguma etapa do processo oxidativo. Esse processo é fundamental, pois é o acetil-CoA quem "alimentará" o Ciclo de Krebs.


Mas afinal, o que acontece no Ciclo de Krebs?


Este ciclo nada mais é que um conjunto de enzimas que atuam para, gradativamente, oxidar o acetil-CoA. Apesar do Ciclo de Krebs produzir uma molécula de ATP ("umazinha" só, cada vez que faz um ciclo completo) sua principal função é liberar muitos átomos de hidrogênio (oxidação), que serão posteriormente utilizados para produzir uma grande quantidade de ATP.


Esta grande quantidade de ATP será produzido por um outro conjunto de enzimas: A cadeia de transporte de elétrons e a ATP sintetase. Mas este é conteúdo para nosso próximo post.


Não perca!

 
 
 

Commentaires


bottom of page