A Cadeia de Transporte de Elétrons
- Fundamentos do Metabolismo
- 18 de fev.
- 2 min de leitura

Nos últimos posts, vimos três mecanismos importantes de ressíntese do ATP: O sistema da Fosfocreatina, a via da Glicólise, e o Ciclo de Krebs. Releia os posts anteriores para relembrar, e se preparar para entender melhor este.
Vamos finalizar esse tópico com a maior de todas as fontes de ATP: A Cadeia Transportadora de Elétrons e a ATP Sintetase.
Após as moléculas de ácidos-graxos, glicose e aminoácidos serem direcionados para o Ciclo de Krebs, o processo de oxidação (desmontagem) libera grande quantidade de átomos de hidrogênio no interior da mitocôndria. Então, esses hidrogênios e seus elétrons são enviados para a Cadeia Transportadora de Elétrons (CTE), ou Cadeia de Transporte de Elétrons.
Você está lembrado que a mitocôndria é uma organela com bicamada lipídica? Pois bem, esses hidrogênios são acumulados entre as duas membranas da mitocôndria, e depois retornam ao interior da célula por uma enzima denominada ATP Sintetase. A passagem desses hidrogênios de um lado para o outro da membrana provê o mecanismo de ativação desta enzima, que começará a fabricar moléculas de ATP.
Esse processo lembra a produção de energia em uma hidrelétrica. No lugar da água represada estão os hidrogênios. E no lugar das turbinas está a enzima ATP Sintetase.
Quando os hidrogênios retornam para a parte interna das mitocôndrias, ele e seu elétron reagem com o oxigênio, gerando água. Esta etapa finaliza o processo de oxidação. Ou seja, neste momento os carboidratos, lipídeos e proteínas foram completamente oxidados.
É por esta razão que esta via metabólica é denominada aeróbia. Usando a terminologia bioquímica, metabolismo aeróbio é aquele em que o oxigênio é o aceptor final de elétrons.
Na CTE, aproximadamente 34% da energia dos nutrientes é convertida em ATP (eficiência). O restante transforma-se em calor, que mantém a temperatura corporal. Será que esse valor é baixo? Para uma comparação, o motor a vapor tem uma eficiência de 30%, o que mostra que nosso corpo é altamente eficiente!
Comments